Tema do Evento
É com imensa satisfação que a comissão organizadora da XIII Semana da Saúde, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, da Universidade do Estado do Pará – UEPA, vem a público anunciar o tema desta edição do evento: “A produção do conhecimento científico em saúde no contexto amazônico”, proposta pela servidora Rosângela Lima da Silva.
Trata-se de um tema cuja abrangência ressalta uma das mais nobres atribuições da nossa universidade cuja vocação, missão e visão de futuro prioriza o desenvolvimento do ser humano, a produção e difusão do conhecimento, a formação de profissionais éticos, com responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e que se projeta no intuito de sua consolidação como referência científico-cultural de ensino, pesquisa e extensão (PDI, 2017).
Seja teórico ou empírico, quer tenha como objeto uma técnica, um produto, um conceito, um processo etc., de alguma forma o conhecimento só se faz na plenitude de sua relação com o mundo da vida. E, nesse sentido, o contexto amazônico é abastado.
As peculiaridades da produção de conhecimento em saúde a partir desse contexto nos confrontam à compreensão cada vez mais aguçada dos traços de nossos regionalismos e das possibilidades locais que nos permitem avançar no sentido de um conhecimento culturalmente situado e capaz de melhorar, de algum modo, a vida das pessoas.
Os cinco eixos centrais do evento (inovação e tecnologias da saúde; políticas públicas; promoção de saúde e meio ambiente; modalidades de intervenção e cuidado em saúde; pesquisa, extensão e a formação do profissional de saúde: experiências e desafios regionais) foram pensados a partir deste cenário e buscam aglutinar as principais temáticas que figuram no campo da produção de conhecimento dos nossos cursos da área da saúde e afins, assim como dos núcleos e grupos de pesquisa que atuam no sentido de contribuir para a melhoria das condições de assistência à saúde da nossa população.
O tema do evento foi escolhido por votação dos membros da comissão organizadora a partir das sugestões presentadas pela comunidade acadêmica do CCBS. Considerou-se, para a escolha, a amplitude e pertinência da temática diante dos desafios e perspectivas que se apresentam à produção de conhecimento em saúde no contexto amazônico contemporâneo.
Acreditamos que a convergência das possibilidades fomentadas pelo evento pode somar à trajetória das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão e fortalecer as iniciativas de alunos e professores do CCBS que se lançam a trilhar os caminhos da produção de um conhecimento comprometido com os problemas humanos.
Bom evento a todos.
Prof. Dr. Lucivaldo Araújo